12 DEZEMBRO,2020

Com o aparecimento do novo coronavírus, também a Santa Casa teve de se adaptar a esta nova realidade, na tentativa de preservar a segurança dos seus utentes. 

O uso de equipamento de proteção individual (máscaras e batas, p. ex.) e a desinfeção constante, passaram a fazer parte da rotina diária.


As restrições que se têm imposto na tentativa de combate à pandemia levaram ao condicionamento da atividade de alguns serviços prestados, como o Centro de Dia, Centro de Convívio e Gabinete de Apoio ao Familiar e Doente de Alzheimer. 

No lar de idosos, as visitas têm vindo também a ser condicionadas de acordo com a situação corrente, sem contacto físico, através de uma parede móvel acrílica que impõe algumas dificuldades de comunicação, que se agrava com a utilização de máscara.


A Santa Casa tem vindo a ser criativa na tentativa de encontrar soluções para ultrapassar barreiras, pelo que modernizou o seu telemóvel para permitir comunicações através de Whatsapp e Skype; adquiriu auriculares sem fios para permitir que os utentes melhor ouçam os seus familiares, em videochamadas, mas também através do acrílico nas visitas presenciais; e contratou o aluguer de um computador táctil, com hardware e software adaptado a idosos (SiosLife), que permite uma maior autonomia na utilização, contendo conteúdos personalizados, jogos interativos de estimulação física e cognitiva, permitindo ainda a partilha de conteúdos com os seus familiares, e realizar videochamadas com os mesmos. 

Ainda assim, sabemos que nada substitui o calor de um toque... rezamos e esperamos ansiosamente pelo momento em que famílias e utentes se possam abraçar, e os sorrisos prosperem novamente!