Santa Casa da Misericórdia Fátima - Ourém

Esta instituição nasce de um sonho… Um sonho resultante do feliz encontro de um conjunto de cidadãos fatimenses que partilhavam uma preocupação: as crescentes dificuldades sentidas ao nível da população idosa, particularmente os grandes dependentes de apoio de terceiros para as mais básicas tarefas de vida.

Depois de vários encontros informais e longas conversas, começou a surgir a vontade (e necessidade) de se institucionalizar o conjunto de vontades e projeto, o que levou o grupo - após um período de amadurecimento e crescimento -, a optar pela constituição de uma Misericórdia, uma vez que existia uma forte identificação com os valores cristãos e humanitários que subjazem à natureza do paradigma institucional das Misericórdias.

Foi em 1999 que se começaram a dar os primeiros passos na direção daquela que é hoje a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém, materializando-se com a abertura do Lar de Idosos, em 2007. Desde então, esta Instituição tem-se destacado pela sua qualidade de serviço, pela inovação nas respostas sociais que oferece, na solidariedade para com cada pessoa necessitada de auxílio, pelo empenho em cumprir a sua missão: servir a comunidade através de respostas de qualidade, solidárias e integradas, respeitando necessidades e características individuais.

Missão

Servir a comunidade através de respostas de qualidade, solidárias e integradas, respeitando necessidades e características individuais.

Visão

Assegurar a capacidade de resposta às necessidades diagnosticadas mediante critérios de eficácia, eficiência e sustentabilidade.

Valores

Compromisso: Aos princípios e valores de solidariedade cristã, às obras seculares de Misericórdia e à comunidade, procurando o seu desenvolvimento integral e a luta contra as exclusões.
Igualdade: Todos os utentes e colaboradores são iguais na sua condição e dignidade humanas, devendo ser respeitados nas suas características, competências e necessidades.
Fraternidade: Como espírito de entrega ao outro sem esperar nada em troca, assumindo uma atitude de ajuda e partilha em particular com os mais necessitados de auxilio.
Conhecimento: Investimento em formação e na implementação depráticas que são sustentadas em conhecimento técnico-científico.

Prémios

Prémios Nunes Corrêa Verdades de Faria
2016 – Menção Honrosa